sexta-feira, 13 de julho de 2012

ENRAIZAMENTO PROFUNDO - Provérbios 12-15

Há tantas coisas boas, tantos conselhos sábios, tantas palavras preciosas na leitura de hoje, explanados de forma tão clara, que quase dispensa qualquer comentário.


Portanto, resolvi comentar apenas sobre Provérbios 12:3: “Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode desarraigar o justo.” Em outras palavras, não é possível desenraizar o justo. Fiquei pensando sobre como deve ser a raiz de uma pessoa justa.

Na natureza, existe algo que ilustra muito bem isso. Você já ouviu falar das sequóias da Califórnia? Estou questionando isso porque as sequóias da Califórnia estão entre os seres vivos mais antigos e de maior tamanho que existem. Você acredita que essas árvores chegam a ter mais de 90 metros de altura e conseguem viver até 3000 anos? Incrível, né?

Olhar para uma arvore dessa causa admiração. Porém, mais impressionante que ela é a parte que você não consegue ver da árvore e fica por baixo do chão: as raízes. Já pensou como deve ser o sistema de raízes para conseguir sustentar uma árvore de 90 metros de altura?

Você sabe que a sequóia tem um emaranhado achatado de raízes que pode chegar a estender-se por um hectare e meio de terra? Esse enorme complexo de raízes serve como uma verdadeira âncora, que dá firmeza para que a árvore possa suportar enchentes, ventanias e outros ataques da natureza, como, por exemplo, os terremotos.

E é interessante que o rei Salomão resolveu usar a metáfora do sistema de raízes de uma árvore forte em um de seus provérbios para ilustrar o que queria dizer. Na The New English Bible diz: “Nenhum homem pode estabelecer-se por meio da perversidade, mas os homens bons têm raízes que não podem ser arrancadas.”

Quem não segue a Deus, na realidade, encontra-se em terreno que não tem segurança alguma. O sucesso que o perverso aparentemente consegue é temporário porque, como lemos ontem, em Provérbios 10, até a esperança do ímpio irá perecer.

Isso é uma advertência para aquele tipo de gente que diz ser cristã, mas como Jesus mesmo disse em Mateus 13:21, não têm raízes em si mesmos e daí termina tropeçando no “próprio dedão do pé”. Paulo ensinou como é isso em Efésios 4:14. O que nos faz titubear na vida cristã são os falsos ensinos. Portanto, cuidado com as interpretações erradas da Bíblia.

Do mesmo jeito que as raízes da sequóia se esparramam chão adentro, nossa mente precisa se aprofundar muito bem na Palavra de Deus. Porque, se nossa fé estiver bem enraizada no estudo profundo como um estilo de vida, nada vai nos abalar.

Então, com muita dedicação, faça seu estudo da Bíblia!

Um abraço,
 
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Boa tarde pastor Valdeci!!!

    Amei o post de hoje, inclusive acho que se liga ao que estou vivendo. Estava precisando de um estímulo para estudar mais a Bíblia, então criei um blog essa semana:

    http://mulhervirtuosaproverbios31.blogspot.com.br/

    É um blog onde estou estudando o que a Bíblia fala sobre e para a mulher!

    Está sendo ótimo pois estou me dedicando mais a leitura da Bíblia e ajudo na proclamação do evangelho!

    Aguardo você lá!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com