terça-feira, 17 de julho de 2012

ESPOSINHAS QUERIDAS!!! - Provérbios 28-31

Mulheres, mulheres... Como elas são poderosas! O livro que tem mais intimidade com a Sabedoria dedica sua conclusão para falar da mulher virtuosa. Como ser virtuosa ou não se mostra de maneira mais plena na vida de uma mulher que já é esposa, vamos falar um pouquinho das “esposinhas”. Posso falar porque tenho uma.


Para ser uma esposa virtuosa, é preciso, em primeiro lugar, ordenar as prioridades certas, nutrir um relacionamento com Deus, ministrar ao marido, cuidar dos filhos, saber administrar a casa e, depois disso, acrescentar outras atividades que o tempo e a energia permitirem.

Aqui nessa passagem, você encontra tudo isso. Percebemos um retrato divinamente inspirado da esposa ideal que abrange aparência agradável, caráter piedoso, eficiência na administração do lar, assistência ao marido, atenção para os filhos, interesse pela comunidade, disposição para usar sua energia e criatividade e determinação para ser digna de honra e elogios.

Porém, a esposa também tem suas necessidades particulares que devem ser atendidas pelo próprio marido. Por exemplo, liderança espiritual (culto familiar com oração e estudo da Bíblia), afirmação pessoal, cuidado amoroso e terno (abrange toques, gentilezas e palavras de amor). Comunicação íntima, sensível e compreensível também faz parte, bem como integridade digna de respeito e transparência para que nada seja oculto, provisão e sustento, proteção e compromisso de leal devoção. Tudo isso, a Bíblia aponta que o marido tem a obrigação de prover.

A criação da mulher é descrita com a palavra “fez”. Ela significa, literalmente, construir. A mulher não foi o resultado de um comando, como as outras coisas da criação. Deus planejou e supervisionou essa construção com a intenção de que ela fosse uma auxiliadora comparável ao homem. A mulher foi projetada para ser da mesma natureza do homem. A palavra auxiliadora, no texto hebraico da criação, traz esse sentido. É uma palavra que é usada até para Deus em relação ao homem. E você, por ter a Deus como seu auxiliador, não imagina que Ele seja um ser inferior a você. Então, desse jeito é com a mulher em relação ao marido. Por ser auxiliadora, ela não é inferior, porque o marido também é, ou deve ser, auxiliador da esposa.

A esposa deve ajudar o marido como parceira espiritual, como congênere, de mãos dadas ao Criador, para dar continuidade às gerações; como confidente, para oferecer consolo e amizade; e como companheira, para proporcionar incentivo e inspiração. Quando chega a um casamento segundo os planos de Deus, é o maior presente que um homem pode receber nesta vida, depois da salvação. Aliás, maior que o próprio homem merece.

Resumindo, a mulher é maravilhosa, um presente de Deus!

Um abraço,
 
Pr. @Valdeci_Junior
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Bom dia pastor!!!

    Amei o post de hoje, tudo a ver com meu blog!
    http://mulhervirtuosaproverbios31.blogspot.com.br/

    É um blog onde estou estudando o que a Bíblia fala sobre e para a mulher!
    Acho que vc vai gostar e será muito bom ter sua participação no meu espaço!

    Abraço,
    Mariana

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com