Perceba como o livro de Isaías tem tudo a ver com uma visão geral sobre a Bíblia. Eu poderia ficar aqui fazendo mais um tanto de comparações entre esse livro e a Bíblia. Por exemplo: quando começa a segunda seção, o assunto é sobre o Messias tanto na Bíblia quanto no livro de Isaías. E quando está terminando, os últimos tratados, tanto a Bíblia quanto Isaías, falam da Nova Terra, do paraíso que Deus está preparando para nós.
A primeira seção do livro de Isaías refere-se, principalmente, aos eventos que conduziram ao cativeiro. Podemos dividir esse bloco (primeiros 39 capítulos) em seis partes:
1. Exortações e advertências do juízo divino mescladas, misturadas com as predições de que eles poderiam ter dias melhores e com as predições da vinda do Messias (capítulos 1-12).
2. Do capítulo 13 até o 23, há várias profecias que estão relacionadas com as nações que eram vizinhas do povo israelita: a Assíria, a Babilônia, a terra de Moabe, o Egito, Filístia, Síria, Edom, Tiro e outras.
3. Nessa parte, estão os escritos sobre os pecados e o sofrimento daquela gente, as promessas de salvação. Há, também, um poema que era uma música de fé em Deus, muito bonita, concluindo com a reflexão sobre o quanto Deus tem um cuidado especial pela vinha dEle.
4. Essa seção (capítulo 28) está cheia de maldições contra Efraim e Jerusalém, especialmente por confiarem nas alianças com estrangeiros, que vai até o capítulo 31.
5. Do capítulo 32 em diante, você tem a promessa da vinda de um rei justo, a promessa do derramamento do Espírito e a exaltação do justo, acompanhada da transformação do deserto em jardim do Senhor.
6. Finalmente, fala sobre a libertação do rei Ezequias e da prorrogação do tempo de vida dele.
Do capítulo 40 em diante, temos a segunda parte do livro de Isaías. Essa segunda seção contém predições, advertências e promessas de coisas que aconteceriam ou aconteceram depois do período de exílio que o povo hebreu sofreu. É um período que se estende por vários séculos e entra na era cristã. É por isso que essa parte da profecia é especialmente rica em referências messiânicas.
Embora Isaías tivesse que anunciar juízos sobre o povo de Judá, ele também teve uma mensagem de consolo e de esperança futura.
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com