segunda-feira, 16 de julho de 2012

QUENTURA!! - Provérbios 25-27

“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda” (Provérbios 26:20). Esse verso me chamou a atenção na leitura de hoje. Pense: o autor de Provérbios comparou o caluniador, o briguento, o “esquentadinho”, com a lenha, ou seja, com o combustível, pronto para acionar um incêndio. E comparou também, a contenta, a briga, o desentendimento, com a fogueira.


Isso me fez lembrar a história de um “jogo quente” que aconteceu na primavera de 1894, em Boston. Tudo parecia normal. O time de beisebol, de Baltimore, os Orioles, saiu para jogar uma partida contra os Red Sox, os “Meias Vermelhas”, em Boston. O que se esperava era que fosse um jogo rotineiro, mas o que aconteceu foi tudo, menos rotina.

John McGraw, do Orioles, envolveu-se em uma briga, quando estava disputando a terceira base do outro time, dono da casa. Até aí, tudo bem, pois era só alguém separar a briga. Mas a coisa que eu jamais desejaria é que você estivesse presente lá, naquele dia. Em poucos minutos, todos os jogadores dos dois times estavam se pegando nos socos e pontapés. Virou pancadaria!

Mas o pior é que não parou por aí. O barraco que estava armado lá embaixo repercutiu nas torcidas. O conflito dos times brigando foi tão feio, que se reproduziu entre as torcidas e começaram a brigar. E nessas brigas de multidão, o indivíduo briga sem nem saber o porquê. O povo enlouqueceu. Colocaram fogo nas galerias. O estádio pegou fogo, literalmente, num incêndio que o queimou inteiro.

Como o estádio queimou todo, o fogo se alastrou para mais 107 construções, prédios, casas, domicílios de Boston. Tudo porque um membro de um dos times começou a discutir. Uma verdadeira tragédia!

Nesse dia, cumpriu-se essa metáfora quase que profética de Salomão: O briguento serviu de combustível, e a briga pegou fogo. Acho que esse foi o jogo mais quente da história do beisebol e de outros esportes.

Isso que aconteceu serve para ilustrar o tamanho das conseqüências que nossas atitudes podem ter. Plante uma semente e colherá uma floresta. Plante uma pequena intriga e pode ser que chegue a colher a desgraça de muita gente. Faça o contrário: plante amor para colher pessoas queridas para o reino de Deus.

Pense nisso! Pode ser que você não veja um incêndio na cidade por causa de cada discussãozinha que tiver, mas saiba que todas as nossas ações afetam as outras pessoas, mexendo no estado de felicidade delas. Você não quer ser prejudicar as pessoas, não é mesmo? Então, não coloque lenha na fogueira. Sempre que aparecer uma desavença, jogue um balde de água fria.

Um abraço,
 
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com