domingo, 29 de julho de 2012

EM PAZ - Isaías 24-26


Olá, você que é um estudioso da Bíblia. Imagino que você deve estar estudando com muito carinho o livro de Isaías, porque, como eu disse há cinco dias, o livro de Isaías é o que melhor representa a Bíblia como um todo. Então, quem gosta de ler o Livro Sagrado, com certeza, irá gostar de ler o livro de Isaías, já que podemos dizer que é um tipo de “resumão” da Bíblia.
Bem, depois lermos sobre tanta devastação que estava prometida para que viesse sobre as nações antigas, hoje, começamos a erguer a cabeça no horizonte. No capítulo 25 e 26, o assunto não é mais desgraça, e sim, louvor?
Como assim? Como o profeta Isaías poderia louvar, mesmo em meio a tantos problemas que estavam vindo para aquele mundo antigo?
Você conhece a música de Valdecir Lima e Lineu Soares intitulada “Pode Cair o Mundo, Estou em Paz”? Quem a canta é o grupo Novo Tom. Aliás, esse é o título do CD deles, gravado pela gravadora Novo Tempo. “Pode cair o mundo, estou em paz” era o que estava acontecendo com o profeta. Mas isso não era negligência. A letra dessa música explica muito bem a realidade dele.
A música comenta que o mundo corre em busca de sucesso, mas que, na realidade, a vida se desfaz em meio a tanta guerra; que o homem sonha com as glórias do progresso, mas, no fim das contas, termina andando velozmente para trás. E a música enfatiza que só mesmo Deus é quem concede a glória verdadeira, e que é somente nEle que a vida tem real valor. Porque é Ele quem promete um mundo novo sem medo, sem tristeza e sem rancor.
Isso é o que Deus estava fazendo no contexto de quando Isaías escreveu. Estava fazendo “uma limpa” no mundo que já tinha ficado louco, buscando falsas glórias em si mesmo.
“A glória desta Terra é passageira”, é o que a música repete. A vida passa e tudo que ela traz vai embora juntamente com ela. Mas sabe qual era a posição de Isaías? “Não temo o futuro, pois tenho Deus comigo, então, pode cair o mundo, estou em paz.”
Esse é o segredo da paz. O sucesso verdadeiro é: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle, e ele agirá” (Salmo 37:5). Sucesso é estar neste mundo cruel, mas, ao mesmo tempo, confiar em Deus. Podemos descansar porque Deus está no controle de todas as coisas.
Esse foi o segredo que fez com que Isaías conseguisse cantar. A leitura da Bíblia aumenta a fé em Deus. Leia, confie, e depois louve ao Senhor.

Um abraço,
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com