segunda-feira, 9 de julho de 2012

A DANÇA NA BÍBLIA - Salmos 145-150

É uma pena que chegamos ao fim do livro dos Salmos. Foi rápido, não é mesmo? Nesse último salmo, há um texto que precisa ser explicado. Refiro-me ao Salmo 150 que, em muitas Bíblias, parece falar para os crentes que, através da dança, louvem ao Senhor.


Como é possível louvar ao Senhor com a dança? Na realidade, se cruzarmos esta passagem bíblica com muitas outras, ao analisarmos as referências bíblicas quanto à dança, veremos que muitas das danças israelitas eram de natureza litúrgica, bem como, acompanhadas por hinos de louvor a Deus. Geralmente, essas danças litúrgicas, e não de entretenimento, eram praticadas entre grupos de pessoas do mesmo sexo e não tinham nenhuma conotação sensual. Perceba que, na organização da adoração, por exemplo, no templo, vemos a dança em algum momento ou outro, quando alguns indivíduos tomavam a iniciativa de dançar. Se Deus aprovou isso ou não, daí é outra história.

Na realidade, no Novo Testamento, não vemos nenhuma evidência de que a igreja cristã primitiva fizesse uso da dança.

Mas e quanto ao Salmo 150? O salmista chama o povo de Deus para louvar ao Senhor “pelos seus poderosos feitos”. Esse é o tema do salmo. Se verificarmos no original hebraico, a palavra que aparece no verso quatro, machowl, quer dizer, literalmente, “em forma circular”, que poderia ser um movimento corporal em forma circular.

É muito difícil interpretar todas as nuances daquele contexto cultural, porque nenhum de nós viveu lá, para sentir na pele todos os detalhes.

O que sabemos é que hoje a dança não é recomendável. Isso porque a dança se transforma em um dos maiores estimuladores do sensualismo. Geralmente, ela é praticada sob um ritmo sensual de músicas profanas. Mesmo não se envolvendo diretamente em relações sexuais explícitas, seus participantes geralmente se entregam ao sensualismo mental. Isso não é bom.

Há quem pergunte se, no Céu, no contexto de pureza, longe de toda maldade, voltaremos a ter a dança de forma pura, principalmente para adorarmos e louvarmos a Deus. Não sabemos tudo sobre o Céu. Aí, o negócio é se preparar e esperar chegar lá para então poder saber. O que sabemos é que, seja o que for que encontrarmos lá, adoração com dança ou sem dança, será o melhor para nós.

Mas hoje, ao invés de dançar, vamos fazer o que o princípio dos salmos da leitura de hoje nos pede, e que seja possível na nossa cultura: louvar ao Senhor com cânticos e com instrumentos.

Um abraço,

Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva



2 comentários:

  1. Nao sei se o senhor nao concorda com ministerio de dança dentro da igreja ou se diz so para nao dançar sensualmente.Mais eu faço parte de um ministerio de dança na igreja em que congrego e o Senhor ja falou muito comigo atraves da dançae com os irmaos tambem. E eu nao danço sensualmente de maneira nenhuma so danço para o Senhor... Sou totalmente a favor da dança para o Senhor!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E o que pensar a respeito das danças nas horas sócias???

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com