O pai de Isaías era chamado de Amós que, aparentemente, era um homem de posição humilde. A mulher de Isaías era chamada de “a profetiza”. Ele teve dois filhos que tinham nomes simbólicos.
O profeta Isaías exerceu suas funções durante os reinados de Uzias, do rei Jotão, Acaz e Ezequias. Ele deve ter começado a carreira poucos anos antes da morte de Uzias, provavelmente em 762 a.C. Temos a informação mais precisa de que Isaías tenha vivido, pelo menos, até o décimo quarto ano do reinado de Ezequias, mas é provável que tenha vivido até nos dias de Manassés. Portanto, ele deve ter profetizado durante um longo período de aproximadamente 64 anos.
O ministério de Isaías foi firme, intrépido e intransigente, bem espiritual e com muito senso do sagrado. Ele deve ter vivido durante a invasão assíria de Pul e a invasão de Tiglath Pileser III contra Israel.
Isaías exerceu a atividade profética dele na Judéia. Quando Senaqueribe, da Assíria, conduziu o exército dele contra a Palestina, uma parte do seu exército ameaçou Jerusalém. Nessa ocasião, Isaías foi até lá e encorajou o rei Ezequias a resistir aos assírios. Quando eles fizeram isso, Senaqueribe enviou uma carta ameaçadora para Ezequias, o rei de Judá. Então, Ezequias levou a carta e apresentou-a perante o Senhor. Assim, o julgamento de Deus caiu sobre os assírios.
E assim como aconteceu com Xerxes, na Grécia, aconteceu com Senaqueribe também. Ele nunca mais se recuperou do choque que levou no desastre em Judá. Ficou igual “gato escaldado”. Nunca mais fez expedições nem contra o sul da Palestina nem contra o Egito. Ezequias reinou em paz pelo resto dos seus dias graças a Deus e ao ministério do profeta Isaías.
Apesar de que o momento e o modo de como Isaías morreu não estejam relatados na Bíblia, as informações que temos é de que o rei Manassés mandou colocar o profeta dentro do tronco de uma árvore e mandou serrá-la. A tradição diz que Isaías foi martirizado no tempo de Manassés.
As recompensas do trabalho que fazemos para Deus, muitas vezes, só veremos lá no Céu. Já pensou quando Isaías ressuscitar e ficar sabendo do quanto o livro e a história dele foram amados, lidos e usados para levar tanta gente para o Céu?
Nós, os servos de Deus, escrevemos nossa história com muitas alegrias, mas com muito sofrimento também. O sofrimento passageiro deste mundo, que também pode ser um sacrifício para fazer outros felizes, será recompensado no Céu.
Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Deus abençoe irmão
ResponderExcluirExplique pra mim porque o livro de isaias é chamado de uma mini bíblia?
ResponderExcluirCaro Cleberson Garcia, isso se deve pelo fato de que a Bíblia possui 66 livros, e o livro de Isaías possui 66 capítulos, os primeiros 39 capítulos do livro de Isaías falam de cada um dos 39 primeiros livros da Bíblia e o mesmo acontece com os 27 restantes.
ResponderExcluirRepondido queridu cleberson
Excluireu ouvi um irmao pregando a passagem de Isaias e nessa ministração dele ele fala que Isaias no começo do ministerio dele ele entregava profecia que era obvia exemplo se eu pular da janela do segundo andar eu vou me machucar isso e obvio ne ? ele falava na ministração que Isaias so falava coisas obvia nao falava aquilo que era de DEUS
ResponderExcluir