Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: “A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino.
Daniel 4:31
Daniel 4:31
Aqui, há uma mensagem para nós. O rei Davi afirmou: “Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. Os príncipes dos povos se reúnem... porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente” (Sl 47.8-9).
Podemos facilmente cair na armadilha de olhar para líderes humanos como a fonte da nossa segurança. Quer seja um chefe no trabalho ou um líder de uma nação, ninguém tem habilidade para respirar ou construir um império sem a permissão de Deus. É por isso que a altivez e o orgulho são motivos de riso. De fato, a soberba precede a ruína (Pv 16.18). À luz do nosso santo Deus, cada um de nós “não pense de si mesmo além do que convém” (Rm 12.3). Tudo o que temos vem de suas mãos e não das nossas.
Nabucodonosor esqueceu isso, e o Senhor escolheu ensiná-lo de uma forma que chamou sua atenção. Pela misericórdia de Deus, o rei retornou ao poder após seu tempo de humilhação nos campos. “Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu... e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre” (4.34). Esta é uma boa teologia para um rei pagão que tolamente presumiu que sua dinastia era impenetrável.
A História continuará a nos recordar trágicos relatos daqueles que assumiram que nunca lhes seria tirado o que possuíam. Muitos dos poderosos cairão. Nossa esperança e confiança não devem estar em pessoas poderosas ou em nós mesmos, mas no Senhor, cujo reino nunca cairá.
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Fonte: Adaptado de A Bíblia da Mamãe, em Inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com