quinta-feira, 12 de julho de 2012

SABEDORIA QUESTIONADORA - Provérbios 08-11

Posso começar fazendo uma pergunta? Já perguntei, né? Quando lemos a Bíblia, surgem muitas perguntas na cabeça da gente. É até irônico, porque, geralmente, antes de ler a Bíblia, já temos as perguntas e os questionamentos. Daí, procuramos a Bíblia na esperança de encontrar resposta para esses questionamentos e, então, não ficar mais com nenhum ponto de interrogação. Mas o que acontece é que, apesar de encontrar as respostas para os anseios mais profundos, vão surgindo outros questionamentos para o leitor da Bíblia.


É como Howard Hendrikcs ensina no livro “Ensinando Para Transformar Vidas”. Hendriks é um grande mestre da área da educação. Ele ensina que um bom professor não é aquele que fica respondendo todas as perguntas. O verdadeiro mestre levanta mais perguntas porque isso põe o aluno para pensar e aprender a aprender sozinho.

Pensando nisso, estou escrevendo decidido a fazer algumas perguntas para você. Posso? No meu trabalho, estou acostumado a responder perguntas. Recebo e-mails e cartas para responder as dúvidas bíblicas. Há alguns internautas que escrevem para mim fazendo perguntas, e eu respondo a todos. No entanto, hoje, vou fazer o contrário. Eu é que quero perguntar.

Primeira pergunta: Com quem a Sabedoria mora? Você sabe? Em outras palavras, quem mora com a Sabedoria? Antes que você responda, vamos para a próxima pergunta.

Segunda pergunta: Você sabe de quem a Sabedoria gosta?

Terceira pergunta: Você sabe qual é a data de nascimento da Sabedoria? Pergunta esquisita, né? Mas é isso mesmo que você leu: Quando a Sabedoria nasceu? Tente responder. Mas, enquanto pensa, a próxima pergunta é: Quem encontra a Sabedoria, encontra o que? É... Quem se encontra com a sabedoria, na realidade, está se encontrando com outra coisa. Você sabe o que é?

Cada pergunta, não é mesmo? Mas não pense que é coisa de louco, pois são questionamentos da Bíblia.

As respostas para todas essas perguntas estão na leitura de hoje. Nela, fala com quem a Sabedoria mora, fala de quem a Sabedoria gosta, conta quando a Sabedoria nasceu e explica com o que nos encontramos quando nos encontramos com a Sabedoria. Curioso, né? E tem muitas outras informações sobre a “dona Sabedoria”.

Pois é... Conhecimentos profundos trazem questionamentos profundos também. Você sabe quem tem mais perguntas sobre as estrelas? Um astronauta. A questão é que quanto mais conhecemos sobre um determinado campo de conhecimento, mais descobrimos que não sabemos nada sobre aquilo. Ter Sabedoria é, também, ter humildade para reconhecer isso, afinal, ela proporciona satisfação a longo prazo e conduz à vida. Com a insensatez, acontece o contrário: proporciona gratificação imediata e, ao final, leva à morte.

Ame a Sabedoria!

Um abraço,
 
Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com