CÂNTICOS ROMÂNTICOS
Quero continuar o que comentei ontem sobre o livro de Cantares: o relacionamento entre homem e mulher. No comentário anterior, falei sobre a santidade do sexo, dentro dos limites do casamento, mostrada, de forma figurada, no livro de Cantares. Hoje, quero comentar um pouco, não sobre o sexo, mas sobre uma outra parte do relacionamento a dois que, em algum momento, acaba tendo alguma coisa a ver com o sexo também.
Outro dia, alguém fez a seguinte pergunta: “Por que o livro de Cantares fala de tanto romantismo e, inclusive, chega a citar beijos?”
É curioso que não são só os beijos que Salomão cita. Ele vai bem mais fundo que isso, quando avança em comentar os contatos físicos entre um homem e mulher. Há leitores despercebidos que não os percebem porque a redação do livro é bem eufêmica, mas se você prestar atenção, encontrará muita intimidade física descrita no livro.
Sobre romantismo, o Comentário Bíblico SDABC explica: “O Cântico dos Cânticos é uma bela canção amorosa oriental, escrita em forma de diálogo lírico com certa distribuição ou movimento dramático.” O comentário teológico segue descrevendo como deve ser o relacionamento entre marido e mulher baseado em Cantares.
Deus permitiu que esses cânticos fossem colocados aqui entre os livros bíblicos para poder estimular aos casais a ser românticos um com o outro. Afinal, o plano de Deus para o casamento é que ele seja envolvido por uma esfera de muito respeito e amor, falando a linguagem do amor.
O livro de Cantares está na Bíblia para mostrar que essa atmosfera pura e romântica ao mesmo tempo, é possível de ser criada quando o marido e a mulher decidem investir no relacionamento. E para dar esse exemplo, o amor romântico entre o casal é destacado por Salomão.
Veja o que ele escreveu para sua esposa: “Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e a paixão é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.” Não é romântico e cristão ao mesmo tempo? Só mesmo a Bíblia para conseguir isso.
É interessante notarmos que o amor entre marido e mulher é usado nas Escrituras para ilustrar o amor entre Cristo, ilustrado como o noivo, e a igreja, ilustrada como a noiva (veja, por exemplo, Isaías 54:4 e 5, Jeremias 3:14 e 2Coríntios 11:2).
É por isso que Paulo dá o conselho: maridos, amem as esposas como Cristo ama sua igreja. O maior exemplo de como ser romântico e cristão ao mesmo tempo está na Bíblia.
Leia Cantares!
Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com