quarta-feira, 21 de novembro de 2012

1CORÍNTIOS - 1Coríntios 01-04


Para começar o estudo, a síntese, a reflexão da leitura de mais um livro da Bíblia, vamos analisar a primeira das duas cartas que Paulo escreveu para os cristãos que moravam em Corinto. É curioso que, na realidade, essa deve ter sido a segunda carta, mas chamamos esse livro de 1Coríntios, porque a outra carta que Paulo escreveu antes não foi colocada na Bíblia, portanto, é desconhecida para nós cristãos. Essa primeira epístola é tanto um documento importante quanto um documento que traz algumas surpresas.
É importante porque é um dos documentos cristãos mais antigos que temos. Deve ter sido escrito antes dos evangelhos. E o interessante é que essa carta traz um dos relatos mais detalhados sobre as primeiras congregações cristãs que existiram.
Quando lemos 1Coríntios, podemos perceber que Paulo tenta preparar os primeiros discípulos cristãos para conseguir viver o evangelho na cultura de Corinto, a capital política da Grécia e centro comercial e intelectual. Era uma cidade muito sofisticada, estabelecendo uma identidade própria, como cristãos, apesar da pressão social.
Agora, o que é surpreendente nesse livro é que, ao escrevê-lo, o apóstolo não faz um tratado teológico. Na verdade, essa epístola é o trabalho de um pastor evangelista muito ocupado no seu ministério em tratar dos problemas dos membros da igreja dele que ficava em Corinto. E mais surpreendente ainda, é quando vemos os tantos problemas, tentações e divisões dos cristãos daquela época.
Por isso, temos muito a aprender. Há muitos dos temas que Paulo trata com eles que têm tudo a ver com as mesmas preocupações de nós, cristãos de hoje em dia, no pleno século XXI. Depois de quase dois mil anos, entre nós ainda existem divisões entre os cristãos, ainda existem as tentações sexuais, ainda estamos esperando a volta de Jesus, ainda precisamos saber como usar os dons do Espírito, saber como dirigir os cultos de adoração, e por aí vai... Pense: esses assuntos não são preocupação ainda hoje entre nós, cristãos? Você quer aprender sobre eles? Então não deixe de ler a primeira carta aos coríntios. Esses são os assuntos desse livro da Bíblia, além do seu tema principal, que é o amor.
Então, quando você começar a lê-lo, lembre-se de manter no seu coração a esperança e um pedido para o Senhor: que Ele, o mesmo Deus que inspirou o apóstolo a escrever esse livro maravilhoso, também esteja com você, ajudando a entender o livro de 1Coríntios e a aplicar as lições preciosas desse livro na sua vida, em uma prática tão boa a ponto de ajudar você a se preparar melhor para ir viver no Céu um dia, se Deus quiser.


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com