quarta-feira, 28 de novembro de 2012

OFERTAR PRA QUÊ? - 2Coríntios 08-10


Você gosta de dar ofertas? Gosta de receber oferta? É bom, na necessidade de um produto, receber a oferta promocional do mesmo, feita por alguma loja. Mas... E na hora de dar oferta, o que você pensa?
Se quiser pensar um pouco mais sobre esse assunto, leia os capítulos da leitura de hoje. Em 2Coríntios 8, Paulo já começa organizando uma coleta para os pobres de Jerusalém. Os coríntios tinham se oferecido para contribuir, no entanto, as boas intenções deles não tinham entrado em prática. Sendo assim, o apóstolo apelou-lhes, citando o exemplo das igrejas da Macedônia, que apesar de muito pobres, tinham se envolvido voluntariamente. No verso 9, Paulo explica que a suprema razão para a generosidade cristã é o ato de dar. Um grande exemplo disso é o ato de empobrecer-se de Cristo, que largou mão da glória e da posição que Ele tinha por direito, por nossa causa. Os coríntios entenderam o recado porque Cristo tinha se tornado exatamente o que eles eram – pobres – para que dessa forma eles pudessem se tornar o que Jesus é: rico.
Agora, o que é um coração generoso? 2Coríntios 9:10 fala sobre dar generosamente. Uma pessoa que tem o coração generoso, na realidade, é marcada pela evidência clara que pode ser vista da obra do Espírito Santo na vida dela. E o amor de Deus é demonstrado quando Ele entrega Seu Filho por nós (João 3:16), pois a obra da encarnação não é operada pelo Espírito Santo? É por isso que no livro aos gálatas está escrito que Seu fruto é o amor.
Quando dedicamos tempo, energia e dinheiro numa coisa, evidenciamos que nosso coração está naquilo ali. É um apego amoroso. Ao dedicar tempo, energia e dinheiro na Causa de Deus, demonstramos que temos um coração cheio de gratidão a Deus. Isso é uma resposta natural de uma pessoa que se deu conta de que recebeu, de forma muito profunda, as bênçãos do Senhor e a graça de Jesus.
Quando nos comprometemos assim, seja ajudando um filho de Deus ou Sua casa, na realidade, estamos comprometendo o próprio coração. E isso é muito bom. Em 2Coríntios 10:6, por exemplo, Paulo sabia que os coríntios estavam em grave perigo de se afastar do evangelho, então, nesse capítulo podemos perceber a preocupação de Paulo, expressando que o cristão deve ser leal. E quando vamos para essa instância, a oferta deixa de ser uma questão de voluntariado e passa a ser uma questão de compromisso e fidelidade.
Deus pode trabalhar no coração do ser humano a ponto de tornar alguém altruísta. Peça para que Ele faça isso com você.


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Boa tarde,este texto sobre oferta é muito gratificante pois você já produziu espirado pelo espirito santo. Que DEUS abençoe!!!

    Manoel Morais

    Brasil,Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com