terça-feira, 13 de novembro de 2012

SEITA? E DAÍ? - Atos 24-26

Se alguém disser que a sua fé é uma seita, o que você responde? Você acha que isso seria algo ruim? Paulo, o grande pregador do evangelho do Novo Testamento, passou por isso, mas não teve nenhum problema com esse assunto. Ele disse: “Confesso-te, porém, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do Caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas, e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos” (Atos 24:14-15).


Já que Paulo foi acusado de pertencer a uma seita, mas a encarou com naturalidade, vamos analisar que “seita” é essa.

Ele disse: “Adoro ao Deus dos nossos antepassados”. Assim como o Deus de Paulo era o mesmo dos judeus, provavelmente, se você observar bem, o Deus de uma pessoa que lhe acusar de pertencer a uma seita seja o mesmo que você adora.

Outro detalhe: “a que chamam seita”. A palavra “seita”, em sua origem, não tem nenhuma conotação negativa, de maneira etimológica. Mas mesmo que digam isso com conotação pejorativa, e daí? Qual é o problema? Uma coisa é o que os outros dizem, outra é o que você é. Nessa acusação, você pode se orgulhar de ser co-participante do apóstolo Paulo.

Paulo diz que cria em tudo o que concorda com a Lei. Os fiéis a Deus, em sua perseverança, são perseguidos justamente porque guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus, como nos ensina o Apocalipse. Esse é o remanescente. Assim como os judeus, apesar de não ser salvo pela lei, Paulo respeitava os mandamentos.

Paulo era da igreja do “Está Escrito”. E ainda mais, ele cria nos profetas. Ele conhecia muito bem a passagem bíblica que diz: crede em seus profetas, e prosperareis. Às vezes, neste mundo que quer ser moderno demais, terminamos sendo acusados justamente por crer no dom profético. Mas é bom, como Paulo, pertencer à igreja de “A Voz da Profecia”!

O apóstolo também disse que tinha esperança. Isso é o que não falta na nossa pregação, pois esperamos a volta de Jesus quando “Haverá ressurreição tanto de justos como de injustos”. Não sei como os que pregam a doutrina de que existe um inferno lidam com essa verdade. Mas se você acredita na ressurreição, saiba que é da mesma “seita” do apóstolo Paulo.

Sinceramente, quando disserem que você é de uma seita, não precisa dar a mínima para os acusadores deste mundo. O porquê está em Gálatas 6:14.

E fique na paz do Senhor, vivendo feliz o seu cristianismo!



Valdeci Júnior
e
Fátima Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com