segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CENTRADOS - Atos 22-23

Ao fazer a leitura bíblica, fico boquiaberto com em ver como Paulo era determinado e corajoso. Seu senso de missão era muito aguçado. Ele tinha em mente, de forma muito clara, a noção de que ele era realmente chamado por Deus para cumprir um propósito específico. Isso dava muita força para ele.


Há pessoas que não conseguem ver isso em Paulo e pensam que ele era uma pessoa confusa, indefinida, alguém que não tinha “se encontrado”, mas não é nada disso. Às vezes, esse pensamento pode surgir por causa da versatilidade de Paulo. No entanto, não podemos confundir versatilidade com inconstância. Por exemplo, Paulo era judeu, romano ou grego?

Em uma leitura superficial, podemos até nos confundir. Mas se fizermos um estudo pessoal um pouquinho mais atentivo em Atos e nas epístolas, veremos que Paulo, ao nascer, recebeu o nome judaico de Saulo. Ele nasceu na cidade de Tarso, que ficava ali na Cilícia, na Ásia menor (Atos 22:3).

Provavelmente, o nascimento de Paulo aconteceu por volta do ano um até no ano cinco da nossa era. Paulo deveria ser um pouco mais novo que Jesus.

Embora o apóstolo, quando ainda era Saulo, tenha crescido dentro de uma cultura grega, ele permaneceu fiel à herança hebraica que tinha recebido (Filipenses 3:5). A família judaica de Paulo também tinha cidadania romana. E isso indica que como cidadãos de Roma, eles provavelmente eram ricos e influentes na vida social. Atos 22:28 evidencia isso.

Por ser fariseu, Saulo recebeu a melhor educação disponível da época. O mestre dele foi o renomado acadêmico Gamaliel. Essa formação que ele recebeu foi tão forte, que não somente concordou em viver seguindo a Lei de Moisés, mas também, muito provavelmente, observou as mais estritas interpretações da lei que eram adicionais às leis de Moisés, que tinham sido estabelecidas ao longo de gerações pelos mestres judaicos.

Mas, depois disso tudo, Saulo, que encontrou a Jesus Cristo e recebeu o novo nome grego de Paulo, passou a proclamar as boas-novas de Cristo a todos os gentios com uma paixão verdadeira. E essa parte da história é um bom exemplo a ser seguido, você não acha?

Sabe por quê? É porque a mesma comissão que o Senhor deu para Paulo é conferida para nós nos dias atuais. As provações que Paulo e os outros personagens bíblicos passaram estão registradas para que façamos a nossa parte, criando coragem para seguir o exemplo deles. Então, se, por acaso, sua fé parecer querer fracassar, não se esqueça de Paulo. É possível viver feliz em toda e qualquer situação quando estamos ao lado de Deus. Com Ele, a vitória é 100% garantida!

Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com