O termo “nobreza” representa ou representou, no passado, classe social de maior estrato. Coisa chique! Aos nobres pertenciam grande parte dos territórios conquistados, recebidos dos monarcas como prêmio das vitórias. Eles eram beneficiados com duas regalias muito importantes: a jurisdição privativa sobre os moradores dos domínios senhoriais deles e era, também, muitas vezes, o privilégio de ficar isentos de pagar impostos. Já pensou? Viver hoje no Brasil com uma folguinha a mais de 30% ou mais na renda mensal financeira? Mordomia, você não acha?
As terras dos nobres eram chamadas de “honras”. Uma curiosidade interessante é que as terras que eram isentas de impostos, principalmente se pertenciam à igreja, eram chamadas de “coutos”. E as terras que eram da igreja tinham uma facilidade para receber a isenção de impostos. Se é que podemos chamar isso de isenção, não é mesmo? Mas deixemos pra lá...
Falando dos nobres, li na enciclopédia Wikipédia que “aos nobres podem-se associar títulos nobiliárquicos segundo a importância, prestígio ou ascendência do indivíduo. Eles tinham muitos privilégios e prerrogativas.” Diante disso, a impressão que dá é que ser nobre era quase que ser um ser eterno.
Mas não era bem assim. No Brasil, por exemplo, como a grande maioria dos títulos nobiliárquicos brasileiros foram de uma vida apenas, ou seja, como eles eram de caráter não-hereditário, com a proclamação da República, a nobreza foi entrando em extinção gradativamente. Mas a palavra “nobre” e sua pompa ficou.
Se pegarmos um dicionário, encontraremos significados muito “nobres” para essa palavra. Segundo ele, nobre é alguém que merece respeito por seus méritos e qualidades; nobre é alguém que é digno, ilustre, emérito; que se distingue por sua solenidade e pompa; nobre é alguém majestoso, augusto, magnífico; que é voltado para o bem; o nobre é elevado, magnânimo e generoso; o nobre é célebre, pois o título de nobre é destinado a pessoas ou atos importantes e solenes.
Você acha que essas características têm a ver com você? Você é um nobre? Você se identifica com os atributos mencionados acima? Talvez possa até começar a pensar que não. Mas antes que você alimente o seu pensamento, deixe-me dizer uma coisa: Deus pode considerar você como um nobre. É sério! Para receber esse título de nobreza, faça sua leitura de hoje. Pegue sua Bíblia, leia atentamente os capítulos 16-18 de Atos e descubra como ser um nobre. Você pode ser um duque ou duquesa, conde ou condessa, marquês ou marquesa, príncipe ou princesa de Jesus! Desfrute da nobreza que só Deus pode lhe dar!
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com