Coincidência ou providência? Nas leituras dos dias anteriores, em Atos, imagino que você deve ter percebido a coragem dos cristãos da igreja primitiva como Estevão e os discípulos. Você deve ter visto o que falaram da vida de Felipe, da conversão de Saulo (que virou Paulo), da vida de Dorcas e de vários outros: cada um manifestando uma coragem necessária de ser um cristão. A entrega total, a diligência e a dedicação ao ser cristão respondem se o que acontece na vida de uma pessoa vai ser coincidência ou providência. Quando dizemos que nada acontece por acaso, vemos que isso é real na vida do cristão, na vida da pessoa que se entrega nas mãos de Deus, que aceita ser guiada por Deus.
Observe a advertência que Paulo dá: “Cuidem, de vocês mesmos e todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Por isso, vigiem! (Atos 20:28 em diante).” Resumindo, também precisamos fazer nossa parte.
Afinal, não adianta nada ser um tipo de cristão “meia boca”. Essa expressão quer dizer que é algo incompleto. No assunto de salvação, de entrega do coração a Deus, não existe esse negócio de mais ou menos. É aquele velho jargão teológico: “estar quase salvo é estar totalmente perdido”. Paulo, quando pastoreava os membros das igrejas dele, não brincava com esse assunto. Tanto é, que em Atos 19, vemos quando o apóstolo chegou em Éfeso e encontrou alguns cristãos que já eram batizados, mas que estavam “mais pra lá do que pra cá”. Paulo ensinou ao povo, e o povo aceitou aos seus ensinos. O resultado foi que Paulo rebatizou todas as pessoas que ali estavam.
E quanto a você? Como está o seu cristianismo? Você é cristão? Sabemos que, para entrar no reino de Deus, existe a graça, mas não existe a corrupção, o “jeitinho” brasileiro. Não confundamos graça com bagunça. Deus é justo, e essa palavra pesa para os dois lados.
Faça um conserto com Deus. Se precisar se rebatizar, se rebatize, mas não perca a oportunidade de ser inteiramente fiel. Diga que o que acontece na sua vida é uma providência do Pai Celestial.
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com