sábado, 3 de novembro de 2012

TRIÚNO - João 16-18


É muito bom escrever este comentário e formar, juntamente com você, um trio harmônico, no que se refere ao crescimento espiritual diário. Imagino que você não esteja entendendo o que estou dizendo, mas digo trio, porque, de certa forma, nós três nos unimos. Você, que acompanha lendo os comentários diários, a Fátima e eu, Valdeci, através dos textos e o Espírito Santo nos falando através da Palavra de Deus. E assim crescemos, ficando cada vez mais perto de Deus.
Porém, há um outro trio, muito superior e muito mais sublime. Teologicamente o chamamos de Trindade: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, que são um só Deus, representado por três pessoas.
Mas como pode ser isso? É como uma família. Tem o pai, o irmão, o filho, o bebê, cada um sendo um indivíduo, mas todos eles juntos formam uma só família. Assim são esses três seres distintos, formando um só Deus.
E de João 16-18, há vários pontos que destacam entendimentos sobre a doutrina bíblica da existência da Trindade. Então, seguem alguns desses versículos.
João 16:5 em diante - começa a falar da obra do Espírito Santo. Quem está explicando isso é Jesus. Aí, já vemos dois seres distintos. E essa obra do Espírito Santo também pode ser vista em Atos 13:1-4. E aqui, Jesus, que é Deus conosco, nos versos oito e nove, falando especificamente sobre a missão do Espírito Santo, comenta que realmente uma obra divina é convencer o homem do pecado, porque conforme Gênesis 3 e Romanos 14:23, uma definição de pecado é deixar de crer em Deus. E para ser ativo na ação de convencer, deve ser um ser.
João 16:13 - o Espírito Santo é apresentado como o espírito da verdade. E, conforme nos ensina 1 Coríntios 12:11, a verdade é Deus. No verso 14, Jesus se refere ao Espírito Santo usando a palavra Ele, um pronome pessoal do caso reto, indicando que o Espírito Santo é “retamente” uma pessoa, conforme Atos 15:28.
João 17- encontramos Jesus orando ao Pai, onde tem a presença de dois seres novamente, Jesus, falando com outro, que é o Pai. No verso três, vemos em Jesus, a onipotência, que é um atributo absolutamente divino. Por isso que Jesus declara que Ele e o Pai são um; ambos são Deus. É como se eu dissesse que minha esposa e eu somos um, ou seja, dois indivíduos, um casal.
Esses três seres, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, apesar de ser Deus, se unem para a entrega por amor (João 18), para tentar salvar o ser humano, mesmo que a nossa própria identidade chegue a negá-Lo. É muito amor!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com