sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PAULO E O SÁBADO NO LIVRO DE ATOS: CRÍTICA: Atos 13-15

Muitos líderes religiosos querem garantir que Paulo não guardava o sábado. Convido-lhe a confirmarmos pela Bíblia se isso é verdade.


Atos 13:14 - “E eles... entrando na Sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se”. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no sábado, e o apóstolo foi convidado a pregar. Outros líderes afirmam que Paulo só pregava na Sinagoga, por isso pregava aos sábados. Será verdade?

Atos 13:16 - “E... Paulo... disse: varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi”. Essa expressão esclarece que ali estavam congregados judeus e gentios. A Bíblia confirma: “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas” (Atos 13:42). Paulo atendeu a solicitação daqueles que ansiavam pela verdade: “... no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus” (Atos 13:44).

Atos 14:1 - “E aconteceu que em Icônio entraram juntos na Sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gentios.” Paulo sempre começava seu evangelismo pela sinagoga e era bem sucedido: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia... E havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada IGREJA...” (Atos 14:21-23). O resultado da pregação dele foi o surgimento de muitas IGREJAS CRISTÃS.

Pense: por que não temos na Bíblia uma única passagem onde Paulo, ao estabelecer essas igrejas, não tenha ensinado aos anciãos (presbíteros) a mudança do sábado para o domingo? Observe que até o terceiro século, pelo menos em suas praxes oficiais, a igreja cristã guardou o sábado como dia do Senhor. Isso é confirmado pela história eclesiástica.

Atos 20:27 - “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” Essa expressão global e abrangente “TODO” não está aqui à toa. Ora, se o apóstolo ensinou TUDO que faz parte do corpo doutrinário de uma igreja e nada mencionou a respeito do domingo é porque, para Paulo, não há nenhuma dúvida: o sábado era e é o dia do Senhor.

Conclua com a certeza bíblica: Paulo confirmava as igrejas (Atos 15:41), ensinava nelas (1 Coríntios 4:17; 7:17) e pregava em todas elas (2 Coríntios 8:18-19). O ministério dele, reunindo-se com os cristãos aos sábados, só no livro de Atos, mostra Paulo guardando mais de cem sábados. Para saber mais, leia o artigo intitulado “Paulo e o Sábado no Livro de Atos” (www.ados.com.br).

Agora é você quem decide. Prepare-se, pois na Nova Terra o sábado será o dia especial de encontro com Deus para adoração (Isaías 66:22-23).

Santifique esse dia!


Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Um comentário:

  1. 1 Corintios 9:20-22 onde ele diz que “se fez como judeu para ganhar os judeus, fiz me como se estivesse debaixo da lei”. pode me explicar melhor essa passagem bíblica? ficaria muito grato, boa noite.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com