domingo, 25 de novembro de 2012

O BATISMO PELOS MORTOS - 1Coríntios 14-16


O que um defunto tem a ver com um tanque batismal? Essa é uma boa pergunta. Aliás, é uma pergunta que está relacionada com uma heresia que existe entre alguns cristãos causada pela má interpretação de um só versículo da Bíblia. Está na nossa leitura bíblica de hoje: “que farão, aqueles que se batizaram pelos mortos?”
No decorrer de 1Coríntios, ao chegar no capítulo 15, encontramos esse assunto sobre defuntos. Nesses versos, Paulo fala primeiro da ressurreição de Cristo e, depois, passa a falar da ressurreição de todos os seres humanos. Quando chega o verso 29, Paulo escreve: “Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizaram pelos mortos?” Alguns leitores superficiais pegam esse verso para sair por aí dizendo que se você teve um parente que não aceitou a Jesus e morreu sem ser batizado, você poderia ser batizado no lugar desse falecido. Já pensou se fosse assim? A pessoa iria para o Céu de maneira forçada. É até engraçado.
Mas se não é isso, o que esse verso significa? Em 1Coríntios 15:29, a palavra “pelos”, que aparece nas Bíblias em português, é a tradução do original grego da palavra “huper”. Huper indica um propósito e não uma substituição. Portanto, o verso poderia ser traduzido usando outra expressão mais ou menos assim “por causa dos”, em lugar de “pelos’. Entende? Então, olhando todo o contexto, poderíamos traduzir esse verso assim: “Se Cristo não ressuscitou dentre os mortos, aqueles que morreram ‘em Cristo’ perecem e, sem esperança, tornamo-nos desesperançados e infelizes, especialmente aqueles que se ingressaram na comunidade dos crentes e foram batizados em virtude daqueles que morreram em Cristo (ou seja, por causa do testemunho deixado por aqueles que morreram em Cristo), esperando reunir-se novamente com estes.”
Paulo está falando de alguém que não segue a Jesus, mas tem um parente, um amigo, ou um conhecido que tem certa influência sobre ele, que é cristão. Depois que esse cristão morre, essa pessoa que não segue a Jesus, motivada pelo exemplo do falecido, resolve entregar-se a Cristo através do batismo. Isso é o batismo “pelos” ou “por causa dos” mortos. Entendeu?
Com isso, aprendemos algumas lições. Tudo o que se pode fazer pela salvação de uma pessoa é enquanto ela está viva, pois, depois de morta, o seu destino eterno está decidido. Compensa muito servir a Jesus, até no sentido de que, mesmo depois de morto, a influência que deixamos como cristãos poderá contribuir para motivar alguém a buscar o caminho da salvação. Podemos até morrer, mas o nosso testemunho continua vivo.
Seja um cristão! Imagine quantas pessoas você influenciará com o seu exemplo.


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Como Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, Acredito nesta doutrina, tenho experiências que testificam que alem do sentido, é verdade.
    Por favor, encaro suas indagações como um debate sadio.
    Paulo ao levantar a questão questionava aos seguidores de Cristo que não acreditavam na ressurreição dos mortos, ele afirma que seria em vão a fé deles se continuassem acreditando nisto, pois Cristo ressuscitou, ele próprio o viu.
    A doutrina faz mais sentido quando se cruza algumas escrituras e fatos como for exemplo João 3:5 que ilustra somente o batismo como único caminho para o homem voltar a presença de Deus “Claro que se continuando na Fé até o fim”. Em I Pedro 3 Diz: 18 Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão 20 que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água.
    Por três dias nosso Senhor Jesus Cristo esteve Morto, esta escritura mostra onde ele esteve e o que Organizou, a maioria dos Cristãos e evangélicos chamam de Céu e Inferno, os Católicos de Paraíso e purgatório, e nós Santos dos últimos dias chamamos de Paraíso e Prisão. Esta escritura explica que os espíritos dos que morreram no dilúvio até ali estavam esperando o nosso Salvador.
    Outra escritura muito interessante é Em I Pedro 4 diz: 6 Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus.
    O homem não pode ser salvo em ignorância, ou seja, é preciso que esteja sob a lei, quando Paulo diz que “Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?” é a continuação de suas indagações.
    Sei que a Bíblia é verdade, contem as palavras dos profetas antigos, mais também conheço a historia das escrituras até chegar em nossas mãos como ela é hoje. Com isso vemos claramente que existem muitas coisas ocultas nas escrituras, coisas que foram tiradas e outras modificadas, isso realmente cria duvidas, mais se esta doutrina fosse mais clara, muitas igrejas fariam esta ordenança pelos mortos da maneira errada, sem autoridade.
    Aliais, ao realizar a ordenança não se leva o defunto a pia batismal ou lugar de Batismo, mais sim a pessoa que ira realizar em lugar e a favor de seu ente querido, em seu texto explícita que uma pessoa que não conheceu em vida a palavra de Deus esta condenada, então digo, onde esta a justiça e a misericórdia de Deus. Somos Seus Filhos, Ele nos ama, tenho certeza que deseja muito que voltemos a sua presença.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com