segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2CORÍNTIOS - 2Coríntios 01-04


 Ontem, terminamos de ler a primeira carta aos coríntios. Essa carta nos permitiu acessar o solo no qual o cristianismo literalmente brotou. Vimos o cristianismo crescendo, florescendo e se difundindo, bem como o evangelho penetrando em uma das grandes cidades do mundo antigo. Como já comentamos, Paulo tentou preparar os discípulos para conseguir pregar o evangelho na sofisticada cultura de Corinto, com uma expectativa de que aqueles cristãos criassem uma identidade própria sólida como cristãos para que eles fossem capazes de suportar os assaltos da pressão social.
Agora, passando para a segunda carta escrita aos crentes de Corinto, também podemos ver os argumentos bem fundamentados de Paulo e seu entusiasmo pelo evangelho. Nesse livro, que começamos a ler hoje, poderemos descobrir, talvez, a carta mais pessoal de Paulo. Nela, você não se encontra só com o Paulo corajoso e triunfante. Encontra, também, um homem profundamente preocupado e ameaçado. Ao concluir a leitura de 1Coríntios, você deve ter aprendido sobre as condições em Corinto. Quando ler 2Coríntios, você poderá aprender sobre as condições na pessoa de Paulo.
Penso que você perceberá algo curioso. Enquanto estiver lendo essa carta, será tentado a se desligar do contexto dela. Cuide com esse detalhe porque, afinal de contas, você irá se deparar com alguns tópicos que dificilmente ocupam espaço nos debates de hoje, que é sobre os desajustes de Paulo com os coríntios e sobre as discussões acerca da legitimidade do apostolado. Mas, pensando bem, uma vez que 1Coríntios trata do ministério, você precisa pensar que, se como cristão, quiser contribuir para que o evangelho do reino seja levado a todo o mundo, então essa é uma epístola que realmente precisará estudar com muita atenção.
Todo cristão tem o seu ministério pessoal, como testemunha de Cristo. Portanto, das experiências de Paulo registradas em 2Coríntios, poderá aprender algumas coisas muito importantes sobre o seu papel de testemunha do cristianismo neste mundo. Por exemplo, o que significa ser um ministro, em nome de Jesus Cristo, como criar um ministério pessoal baseado na Cruz e na ressurreição de Jesus, quais são as verdadeiras qualidades de um ministério eficiente e, por último, como as nossas fraquezas podem ser transformadas em uma verdadeira força para o nosso ministério.
Curioso, não é mesmo? Mas é isso mesmo que você está pensando. Você pode, hoje, ser um verdadeiro ministro e embaixador de Cristo e do reino celestial dEle aqui no planeta Terra. Você acha que é muito privilégio? É sim, mas é dessa forma que Deus quer olhar para você. Então, quer aprender como ter um ministério cristão desse tipo? Comece a ler 2Coríntios hoje, lendo os quatro primeiros capítulos.



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com