sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ROMANOS - Romanos 01-04


Vamos seguindo no nosso plano de leitura bíblica. Hoje, iniciaremos mais um livro da Bíblia: Romanos. Se procurarmos um verso que seja uma das chaves para conseguirmos entender esse livro, um bom versículo para isso é Romanos 1:16: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
O tema geral do livro de Romanos é sobre o plano da salvação, sobre a justificação pela fé e a santificação através do Espírito Santo e, também, sobre as exortações, principalmente acerca dos deveres cristãos. Nesse contexto, podemos observar que quando o apóstolo Paulo escreveu a epístola aos Romanos, parece que a intenção dele era dar uma resposta para o incrédulo, sendo ele judeu ou não. Além disso, também percebemos que Paulo queria ensinar tanto ao judeu crente quanto confirmar o cristão e converter o gentio idólatra. O apóstolo procurava mostrar que o convertido gentio era igual ao judeu no que se refere à sua condição religiosa e a dignidade dele, no favor divino.
Essas finalidades diversas são tratadas de duas formas. Em alguns momentos, é batendo de frente com o judeu infiel ou o judeu incrédulo. Já, em outras horas, é discutindo com ele a favor do cristão ou do crente, que era um não-judeu de origem, ou seja, um gentio prosélito.
No livro de Romanos, a maneira como Deus aceita o pecador ou a maneira como Deus justifica o pecador fica claramente estabelecida. Diante dos olhos de Deus, é somente pela graça e por meio da fé na justiça de Cristo, sem fazer acepção de nacionalidade nenhuma, que Deus salva o ser humano do pecado para conceder a vida eterna.
Isso é uma doutrina. E ela vai ficando cada vez mais esclarecida a partir das próprias objeções colocadas pelos cristãos judaizantes, que tinham uma tendência de favorecer as condições da aceitação de Deus por meio de uma mistura da lei e do Evangelho; porque, dessa forma, eles iam “excluindo” os gentios de toda a participação nas bênçãos da salvação efetuadas pelo Messias.
Esse é o problema de deixar o evangelho só na teoria e não pensar na aplicação prática da beleza do evangelho para a vida das pessoas. É por isso que quando Paulo conclui Romanos, ele coloca ainda mais em vigência a santidade por meio de exortações bem práticas.
Mas quero avisar-lhe que esse livro não é fácil de entender. Como o próprio Moody dizia, se você tirar algum ponto isolado do contexto para fazer suas próprias conclusões, fará “loucuras teológicas”. Entenda o livro como um todo de forma equilibrada. Leia Romanos!



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com