sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GÁLATAS - Gálatas 01-03


Para introduzir a nossa leitura do livro de Gálatas, quero apresentar-lhe Erwin Gane, em seu livro, “The Battle for Freedom” da  Pacific Press.  Gane comenta que “a epístola escrita aos Gálatas é a mais controvertida de todas as escritas pelo apóstolo Paulo e afeta decisivamente a compreensão que o homem moderno tem do cristianismo do Novo Testamento. Essa epístola está relacionada com as questões mais profundas da existência e destino humanos. Isso tem exercido uma influência de vigência permanente em toda a história do pensamento teológico.
“Não existe um corpo de documentos que seja mais interessante, no Novo Testamento, do que as epístolas escritas por Paulo. A razão é que, de toda a literatura, as cartas são as de caráter mais personalizados – pessoais. Mas é também por sua própria natureza que as epístolas se tornam a parte daqueles escritos mais difíceis de entender. E nisso, entre todas, se destaca a epístola aos Gálatas, que chega a arder com o fogo da controvérsia. O tema é vital porque o apóstolo define os grandes princípios do evangelho e a justificação pela fé através do Senhor Jesus Cristo. É como uma espada candente nas mãos de um gigante. O grande apóstolo Paulo usou-a assim porque, tanto a sua pregação sobre as boas novas do evangelho quanto o seu apostolado estavam sob o ataque de inimigos astutos e dissidentes.
“Nessa epístola, o apóstolo Paulo, que tanto sofreu, escreveu algumas das coisas que Pedro mencionou como sendo ‘difíceis de entender’. Tais ‘mistérios’ da escrita teológica vieram, realmente, diretamente do punho de Paulo. Portanto, estudar o livro de Gálatas sob uma orientação teológica correta pode conduzir o leitor à análise e à compreensão das questões mais importantes (e, às vezes, difíceis) que têm a ver com a lei e a graça, que já perturbaram aos cristãos da antiguidade e ainda perturbam muitos cristãos hoje em dia.”
Com esse teólogo, a ajuda do Espírito Santo e meu próprios estudos acerca do livro de Gálatas, descobri que na carta que Paulo escreveu aos cristãos da Galácia, podemos aprender sobre assuntos muito importantes como: a) Como trazer uma igreja dividida à união; b) Como estar bem com Deus; c) Como compreender o papel da fé e das obras na vida cristã; d) Como obter e conservar a justiça que Cristo oferece; e) A necessidade constante de pertencer, exclusivamente, a Jesus; f) Os porquês de Deus ter as Suas leis; g) Como Deus preparou o mundo para a vinda de Cristo; g) Como nós, seres humanos, podemos ser escravos ou livres; e, h) Como andar no Espírito.
Descubra tudo isso e muito mais estudando o livro de Gálatas!



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com