sexta-feira, 2 de novembro de 2012

JESUS AMA OU NÃO AMA? - João 14-15


Dias atrás, recebi uma pergunta de uma ouvinte do programa “Por Dentro da Bíblia”. A pergunta está relacionada com um versículo que está na leitura de hoje. Ela questiona: “As igrejas cristãs dizem que Cristo ama a todos, não dizem? Mas então, por que o próprio Cristo diz que ama apenas os que obedecem a Sua palavra?” Essa moça baseou-se em João 14:21, na versão de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada no Brasil, onde diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” Na Nova Versão Internacional, está escrito: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.”
Ao receber a pergunta, percebi que essa pessoa se preocupa em amar a Jesus e também receber do amor dEle. E isso é muito bom, não é mesmo? Aliás, é essencial. Dá para perceber, também, que essa moça está bem preocupada se Cristo ama ou não os que não guardam os mandamentos de Deus. O que você acha?
Para responder a essa pergunta, em primeiro lugar, vamos praticar algo muito básico que aprendemos na escola primária: “interpretação de texto”.
Observe que quando essa questionadora redigiu sua pergunta, ela atribuiu ao texto algo que não existe nele, que é a palavra “apenas”. Por exemplo, o fato de eu dizer que amo minha esposa (e ponto final), não implica que não ame os meus filhos. Concorda?
Portanto, o foco do texto não é dizer quem Cristo ama e quem Ele não ama. O sinal é sobre quem ama a Ele. Como Ele mesmo diz: “se me amais guardareis os meus mandamentos”. Para saber se os seguidores de Jesus amam a Jesus existe um critério, pois pode existir algum ser humano que não o ame. Como diz 1 João 4:19, nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.
No entanto, para medir o amor dEle para conosco não tem um critério, “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Então, finalizo com as palavras de Jesus registradas em 1 João 4:10: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amor e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
Deus ama a todos, inclusive a você. Ame-O também!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com