Inserida no
cristianismo, existe uma heresia sobre a predestinação, oriunda da época de
Calvino. Segundo tal ensinamento, o homem já nasceria destinado ao Céu ou ao
inferno, e não haveria nada que se pudesse fazer para mudar isso. Para defender
esse ensino, usa-se, equivocadamente, Romanos 9:18. E os problemas aparecem
por: 1) Tirar o texto do seu contexto; 2) Ignorar o que o autor está realmente
querendo dizer; 3) Misturar um texto com outro. E esse foi o erro de Calvino.
Então, para
entender esse assunto - dos ramos enxertados de Romanos 11 - é preciso ver onde
começa (cáp. 9) e onde termina (cáp. 11) o assunto. O problema de Calvino foi
que quando ele tentou fazer essa delimitação, ele misturou isso aí com o
capítulo 8, que fala de outros assuntos.
No capítulo 9,
Paulo muda de direção no texto. Ele discute o método para ser filho de Deus,
argumentando que não basta ser da descendência de Abraão. Deus estabeleceu um
meio para que as pessoas pudessem fazer parte do seu povo: a fé. Então, nesse
contexto, o entendimento de Paulo é que os gentios não são aqueles que não
tiveram oportunidade de conhecer a Deus, mas aqueles que anteriormente
rejeitaram a Deus. Porque, para o judeu, o entendimento era de que as nações
tinham tido a chance de aceitar a Deus, mas como tinham rejeitado a Ele na
Torre de Babel, então Deus tinha estabelecido o seu pacto com Abraão.
Mas a
desobediência por parte de homens que não aceitaram anteriormente não significa
que eles estão rejeitados para sempre. Pelo contrário, todos são objetos da
misericórdia de Deus. Essa é a mensagem de Romanos 11.
Jerusalém, na
época da pregação dos apóstolos (começo do livro de Atos), tinha perto de
cinqüenta mil habitantes e, nessa ocasião, já havia mais de dez mil cristãos.
Então, como o cristianismo foi o grupo judeu mais bem-sucedido entre todos os
grupos religiosos judeus do primeiro século, o sucesso dos cristãos levantava
oposição dos demais grupos, por isso veio a perseguição. Era essa a problemática
que Paulo estava resolvendo: a aceitação não dependia da nacionalidade,
dependia de sua entrega a Jesus. Assim, se ela já pertencia à videira desde o
começo, continuaria sendo um bom galho; se não, Deus enxertaria a pessoa, e ela
passaria a fazer parte do Corpo de Cristo.
Nesse ponto
entra a aplicação de Romanos 9:18. Deus confirma ou desaprova uma pessoa em Seu
reino, de acordo com a escolha que ela fez, e não de acordo com os pressupostos
culturais, a opinião dos outros, ou os preconceitos separatistas.
Escolha estar
perto de Jesus!
Valdeci
Júnior
Fátima
Silva
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